Estudo daUniversidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) mostra que não há necessidade da chamada “dieta branca” durante o clareamento dental
Como qualquer tratamento dentário, o clareamento exige alguns cuidados para que o resultado seja aquele esperado pelo paciente. Mas alguns mitos, como o de que alimentos pigmentados podem influenciar decisivamente no tratamento, já caíram por terra. E são estudos científicos que mostram isso.
SorriOrto oferece clareamento eficiente e seguro em São Leopoldo
Uma dessas pesquisas foi realizada em pacientes por um grupo de acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e publicada na respeitada revista científica Operative Dentistry.
Agende agora sua avaliação na SorriOrto
O estudo comprovou que não há necessidade da chamada “dieta branca” durante o clareamento. A pesquisa acompanhou 40 pacientes que realizaram clareamento caseiro com peróxido de carbamida 16% durante 3 horas por dia.
Como funcionou a pesquisa?
Os pacientes foram divididos em dois grupos: grupo experimental e grupo controle. O grupo experimental foi formado por pacientes com hábito de ingerir café – não houve restrição de dieta, além de o consumo de alimentos com corantes continuar normalmente. Nesse caso, os participantes do grupo realizaram bochechos adicionais com café por 30 segundos 4 vezes ao dia.
Já o grupo controle foi formado por pacientes que não consumiam café. Além disso, foram instruídos a não consumir nenhum alimento ou bebida com corante uma semana antes de iniciar e durante todo o tratamento clareador.
Resultado?
Os pesquisadores registraram a cor dos dentes antes, durante e após o término do tratamento. Os métodos utilizados para a avaliação foram dois: visual (subjetivo) analisando a escala de cor, e objetivo, com espectrofotômetro. Como resultado, o clareamento foi efetivo nos dois grupos e os pesquisadores não encontraram diferença no clareamento entre os grupos após três semanas de tratamento.
Uma das explicações destacadas é a de que compostos que acreditamos causar coloração dental, como o café e outras bebidas e alimentos com corantes, são constituídos de cadeias macromoleculares que não conseguem permear através do esmalte humano. Estes alimentos podem causar pigmentação extrínseca da superfície dentária, e pode ser removido pela profilaxia dentária profissional.
Ainda existem muitos mitos sobre o clareamento dental. Estamos aqui, também, para derrubá-los.
Para quem quiser ler o estudo completo, clique aqui.