A fada do dente que conhecemos hoje, no Brasil, foi inspirada no mito da fada “boazinha” em combinação com a lenda da divindade dos “dentes do rato” – e em outros lugares?
Só não conte pras crianças, tá?
Brincadeiras a parte, afinal, como começou essa curiosa tradição sobre a Fada do Dente? Nós sabemos a verdade sobre a fada do dente?
Agende agora sua consulta na SorriOrto
As origens da fada do dente americana
Várias lendas, mitos e tradições diferentes cercam a tal perda dos dentes de leite ao longo dos anos. A fada do dente é a mais famosa de todas, né? Mas olha que curioso.
A fada do dente que conhecemos hoje, no Brasil, foi inspirada no mito da fada “boazinha” em combinação com a lenda da divindade dos “dentes do rato” (que loucura!).
A primeira aparição da tal fada do dente foi em uma peça escrita para crianças por Esther Watkins Arnold, em 1927. Embora a lenda fosse um tanto obscura nas décadas de 1920 e 1930, ela ganhou popularidade à medida que os personagens de fadas da Disney se tornaram nomes familiares.
Hoje, como conhecemos, quando as crianças começam a perder os dentes de leite, elas colocam o dente perdido debaixo do travesseiro na esperança de que a fadinha apareça para trocar o dente por um pouco de dinheiro.
Como são as lendas em outros lugares do mundo?
Afeganistão
As crianças costumam enterrar os dentes perdidos em um buraco de rato.
Turquia
Os pais enterram os dentes de leite em um lugar onde eles acham que trará o sucesso de seus filhos
África do Sul
O dente perdido é colocado em um chinelo. Na lenda deles, um rato mágico o tira do chinelo e deixa um presente.
Índia, Vietnã, Japão, Coréia e China
As pessoas jogam o dente por cima de um telhado.
Argentina
As crianças colocam os dentes que faltam em um copo ao lado da cama e esperam receber uma moeda ou um doce em seu lugar.
México
Os pais colocam o dente de leite perdido em uma pequena caixa ao lado da cama da criança. A lenda conta que um rato mágico virá coletar o dente e deixar algumas moedas.
Bom, seja qual for a lenda que você siga, não esqueça que o acompanhamento de um dentista desde a fase infantil é fundamental para uma boa saúde bucal no futuro. Então, não deixe de levar seu filhote para uma consulta ao dentista, especialmente no momento em que ele começa a perder seus primeiros dentinhos.